Territórios; Fronteiras e Cidades gêmeas
Um território é um espaço geográfico delimitado e ocupado por uma população, grupo social ou entidade política, que é considerado como seu próprio e é objeto de controle, gestão e identidade.
Exemplos:
Leticia
É um conceito que se refere à relação entre um
grupo social ou uma entidade política e o território
que ocupa. Essa relação envolve a ideia de controle, gestão, identidade e pertencimento a um determinado espaço geográfico
Exemplos:
Alice
Uma fronteira é uma linha imaginária ou física que demarca o limite entre dois ou mais territórios, países, estados ou regiões. Esses são os principais tipos de fronteira:
Alice
O estado-tampão refere-se a um país ou região que atua como uma zona de separação ou buffer entre duas ou mais potências rivais, evitando conflitos diretos entre elas.
O conceito de estado-tampão surgiu no século XIX, quando a Europa era dividida em grandes potências rivais. Isso era utilizados como estados-tampão para evitar conflitos diretos entre as potências.
Exemplos históricos:
Leticia
São municípios localizados em áreas de fronteira que compartilham características culturais, econômicas e geográficas semelhantes. No Brasil, existem 33 cidades gêmeas.
Sua vulnerabilidade é: As cidades gêmeas são mais vulneráveis a questões como segurança, tráfico de drogas e contrabando, devido à proximidade com países vizinhos.
Alice
Leticia
Alice
Leticia